Jamaica, ao Ritmo do Reggae


O descobridor Colombo disse ser “a mais bela ilha que jamais tinha visto”, possivelmente deslumbrado pela exótica paisagem e as praias onde o mar se confunde com o céu. A Jamaica é para muitos o destino turístico com mais “glamour” das Caraíbas, famoso pelos seus resorts de luxo. Montego Bay, Ocho Rios e Kingston são alguns dos locais a não perder.

A ilha mágica do café, do sol e do rum é também conhecida pela sua cultura de descontracção característica da filosofia ‘rastafari’, apresentada ao mundo por Bob Marley através da sua música.

O que Visitar:

Vale a pena visitar as cataratas de Dunn’s River Fall, situadas perto de Ochos Rio e integradas num parque natural com uma belíssima cascata que termina numa praia de grande beleza. É possível subir as cascatas a pé, com a ajuda dos guias, após alugar sapatilhas anti-derrapantes. Um local a explorar durante a semana, pois ao fim-de-semana os próprios jamaicanos escolhem Dunn’s River para passar o dia.

Também próximo de Ochos Rio é possível nadar e até dançar com golfinhos, na Dolphin Cove. Para quem prefere animais menos dóceis é possível observar jacarés em Black River, na região de Negril.
Outro local a não perder é o rio Martha Brae que desagua junto a Montego Bay e onde é possível descer o rio em jangadas feitas de canas de bambu. Na ilha também se realizam passeios de catamaran.

Gastronomia:

Na cozinha jamaicana a palavra mágica é especiarias. Pimentões, pimenta da Jamaica, curry e outros sabores estremecem o paladar. A gastronomia típica incorpora ainda os deliciosos produtos da ilha, como o callaloo (uma verdura semelhante ao espinafre), o cho-cho (chayaote) e o ackee (uma fruta que quando cozinhada apresenta um sabor e aparência parecidos aos dos ovos mexidos).
Uma refeição tipicamente jamaicana pode começar por pepperpot (uma sopa feita a base de quimbobó, callaloo e carne assada), prosseguir com pratos típicos de pescados ou de verduras acompanhados por um pão redondo conhecido por bammy, feito de mandioca.
Em relação às bebidas, a mais tradicional é o rum jamaicano e os coquetéis que este permite preparar tais como os licores Tia Maria, Red Stripe e de café. Em alternativa, é comum beber-se a cerveja caribenha. A água, segundo autoridades sanitárias é potável e está pura e filtrada usando métodos modernos, assim mesmo aconselha-se beber água engarrafada.

Compras:

Na Jamaica existem muitas lojas e “shoppings” Duty Free, principalmente em Montego Bay e Ocho Rios. Rum, café, objectos esculpidos em madeira, pinturas, bijutaria artesanal elaborada em madeira e fibras naturais são alguns dos produtos que existem à venda com abundância.
Mas também é possível encontrar objectos feitos em madeira, palha, missangas, bordados e artesanatos no Mercado Artesanal. Ouro, prata, cerâmica e equipamentos electrónicos aconselham-se a comprar nas lojas livres de impostos. Os principais centros comerciais são o Galery of Wet Indian Art, Things Jamaican, Ital-Craft, Caribatik e Annabella Proudlock.

Veja aqui as nossas sugestões para as suas férias da Páscoa na Jamaica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: