Marrakech, a cidade das mil e uma noites!


Para se conhecer Marrakech, a cidade deve ser vivida. Mergulhar no formigueiro agitado das suas ruas, dos seus mercados e das gentes que parecem deambular sem rumo ou razão.

 A antiga capital Imperial do Sul de Marrocos é uma das mais prestigiosas e emblemáticas cidades de Marrocos e nos dias de hoje o epicentro do turismo do país. Longe de ser uma cidade antiga, modernizou-se e transformou-se hoje numa cidade cosmopolita.

Marrakech, a cidade das mil e uma noites!Além de procurada por turistas, é hoje morada de muitos actores, artistas, escritores e políticos que nos seus modernos e luxuosos bairros residenciais encontraram o seu refúgio.

Marrakech é camaleónica, uma cidade que apresenta várias faces dependendo da zona em que nos encontramos e até mesmo da hora do dia.

Apesar do ritmo constante, é ao pôr-do-sol que Marrakech atinge o seu máximo esplendor. Quando a luz do final do dia invade timidamente as pequenas ruas dos Souks (mercados) e aviva as cores quentes das especiarias, realça ainda mais os desenhos geométricos dos tapetes e desperta o coração da cidade, a praça Djema el-Fnaa.

Encantos da cidade das mil e uma noites. Marrakech é o cenário ideal para explorar um mundo de sensações inéditas e para se perder em momentos inesquecíveis. Tudo neste local apela ao despertar dos cinco sentidos.

A explosão das cores quentes das especiarias, os aromas tentadores dos restaurantes de rua, o burburinho constante dos comerciantes nos souks, os ritmos contagiantes dos tambores que embalam os dançarinos e das flautas berberes que encantam as serpentes… Esta agitação constante invade a Praça Djema El-Fna, o coração de Marrakech. É ao final do dia que esta cidade emblemática atinge o seu esplendor máximo, com um pôr-do-sol deslumbrante! Apreciar este momento mágico numa viagem de caleche pelo palmeiral, sentindo a carícia de uma brisa ligeira, é, sem dúvida, o passeio mais romântico de Marrakech.

É uma cidade imperdível que ficará para sempre na sua memória.

A NÃO PERDER

Visitas

Place Jemaa el-Fna

Esta praça é o emblema da cidade e foi classificada de Património da Humanidade pela UNESCO.

De manhã acolhe um vasto mercado e, ao final da tarde, atrai numerosos visitantes devido a um enorme e diversificado espectáculo ao ar livre, com bailarinos, músicos, contadores de histórias, videntes, artistas e encantadores de serpentes.

Gastronomia

Marrakech, a cidade das mil e uma noites!Come-se tradicionalmente, cuscus, o prato nacional, mosli (cordeiro assado com ervas aromáticas), brik (massa folhada com ovo), tajines (omeletes cozidas no forno), ojja (ovos mexidos com tomate e especiarias) e diferentes especialidades de peixe. Destacamos, para além do cuscus a Tangia. Este é o nome de uma refeição deliciosa à base de carneiro guisado com especiarias, cozinhado toda a noite em brasas. Um regalo que não pode perder!

Os doces, são à base de amêndoas, mel e tâmaras. Bebe-se chá de menta, cerveja nacional, vinhos e licores e ainda a bourkha de figos e o thibarine de tâmaras.

ArtesanatoAdmire não só o produto final como também os gestos ancestrais dos curtidores da pele nas fábricas de curtumes do souk. Aqui à séculos que nada muda. Por entre as peles estendidas ao sol, sobre a palha, perto das vasilhas, os artesãos utilizam em permanência o açafrão para obter o amarelo, a papoila para o vermelho, o índigo para o azul e o antimónio para o preto. Um olhar indispensável sobre o passado.

Dos principais artigos destacam-se: os artigos em pele, prata, tapetes, carpetes, artigos em madeira, em seda ou algodão. Não se esqueça de regatear os preços, aqui o estranho será não o fazer! O regateio é quase um ritual de compra nos mercados (souk) e conseguirá assim uma redução significativa no preço.

SUGESTÕES

Visite o Palácio El-Badi e Mausoléu Saadian. Erguido por Ahmed el-Mansour, foi considerado no seu tempo um dos mais belos e ricos do mundo, devido aos seus mármores vindos de Itália e materiais preciosos da Índia.

Saboreie uma típica e deliciosa refeição num dos restaurantes da Medina, um emaranhado labiríntico de ruas e ruelas que, em cada esquina ou praça, revelam os segredos mais guardados desta cidade.

Sugerimos o restaurante Dar Marjana, o restaurante Yacout e o restaurante Der Essalam.

Fazemos-lhe ainda duas sugestões que têm o toque, a cor do”pôr-do-sol marroquino”!

Ao pôr-do-sol faça uma viagem de Caleche pelo Palmeiral, este é o passeio mais romântico de Marrakech!

Também ao pôr-do-sol, suba a uma das esplanadas dos cafés que ladeiam a praça Djema el-Fna, o coração da cidade. Deste local privilegiado observe a sua constante transformação, quando a luz do final do dia invade timidamente as pequenas ruas dos Souks, avivando as cores quentes das especiarias e realçando, ainda mais, os desenhos geométricos dos tapetes. Desprenda-se do tempo, perca-se no momento.

Veja aqui as nossas sugestões de alojamento.

Vídeo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: