Por terras Alentejanas… Um “Triângulo Turístico” a descobrir.


Por terras Alentejanas… Um “Triângulo Turístico” a descobrir.Marvão, vila e sede de concelho do distrito de Portalegre a cerca de 170 km de Lisboa e a 6 km da fronteira com a Espanha.

De origem possivelmente mourisca, o valor defensivo do local onde se situa fez dela uma vila muito importante desde os tempos da fundação da Nacionalidade, participando em todas as guerras que se travaram na fronteira.

A vila conserva a sua estrutura antiga, com bastantes marcas do passado medieval e moderno. A igreja matriz, a de São Tiago e a do Convento de Nossa Senhora da Estrela apresentam ainda muitos elementos do século XV.

Situado entre a Serra do Marvão e a Serra de São Mamede, Castelo de Vide possui uma pujante vegetação que a circunda e é por isso designada de “Sintra do Alentejo”, sendo uma das mais belas vilas de Portugal.

Castelo de Vide apresenta o mais importante conjunto de portas ogivais actualmente existente no país e um acervo ímpar de obras de arte, constituído por igrejas, casas nobres dos séculos XVII e XVIII, fontes, pórticos góticos, dispersos pelas ruas de traçado íngreme e sinuoso.

ituada no Alto Alentejo na encosta sul da Serra de São Mamede, Portalegre é uma das mais bonitas cidades de Portugal. Cidade desde Maio de 1550, por carta régia de D. João III, Portalegre conserva, na sua nobre e elegante arquitectura um legado enorme de Palácios Conventos e igrejas, quadros vivos de uma história que ainda não se fez.

Portalegre é uma cidade culturalmente muito rica, rodeada de uma paisagem invejável e que tem por si capacidades turísticas infindáveis, a maioria delas ainda por explorar.

Este é o chamado triângulo turístico: Marvão, Castelo de Vide e Portalegre. Devido à sua localização em forma de triângulo e pelo interesse que estes locais encerram este é de facto uma viajem a não perder.

SUGESTÕES

Marvão

Castelo, foi construído sob a ordem de D. Dinis e posteriormente restaurado por D. João IV. Quando as condições atmosféricas o permitem, do alto do castelo é possível avistar-se Castelo Branco e Estremoz.

Convento de Nossa Senhora da Estrela, instituído, em 1448, associado à memória de uma “aparição” da Virgem, foi construído, dentro do estilo gótico, vigente na altura, revelado no seu interior, capela e claustro, e, exteriormente, pelo portal com arquivolta de arcos quebrados, emoldurada por um gablete.

Castelo de Vide

Igreja de Santa Maria da Devesa.

Esta é a igreja Matriz, a sua construção teve início em 1789, no local onde existiria uma pequena capela. É um templo vastíssimo, porventura o maior do Alto Alentejo.

Portalegre

Casa Museu José Régio, este museu exibe colecções de arte sacra e de arte popular, reunidas na região por José Régio (1901-1969), um grande poeta, ensaísta, romancista e dramaturgo, que viveu nesta casa. Possui uma colecção invulgar com mais de 400 imagens de Cristo na Cruz.

Museu de Tapeçaria Guy Fino, é um museu especificamente dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do património artístico nacional representado pelas Tapeçarias de Portalegre. Ao atribuir ao Museu de Tapeçaria de Portalegre o nome de Guy Fino pretendeu-se prestar a justa homenagem ao homem que definitivamente integrou Portugal na lista dos grandes produtores internacionais de Tapeçaria.

Gastronomia

Na visita a Marvão, Castelo de Vide e Portalegre não deixe de provar a gastronomia típica desta região, desde da sopa da castanha aos pratos de carne como migas de entrecosto, coelho ou cabrito. Mas não é só nos pratos principais que esta região delicia os seus visitantes, nas sobremesas destacamos as boleimas de maçã, enxovalhada e as queijadas.

Compras

Artesanato: Aqui podemos encontrar desde de cestarias, miniaturas e pinturas de mobiliário em madeira, cerâmica, rendas e bordados.

As nossas sugestões:

Marvão desde € 128
2 Noites | MP

Albergaria O Poejo Boutique Hotel 4*

http://bit.ly/cOj979

 Vídeo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: