Norte de Portugal… Escape-se e fique Zen no Gerês!


Norte de Portugal… Escape-se e fique Zen no Gerês!Em perfeita harmonia com a natureza, o Gerês é um destino de tranquilidade e paz por excelência. Tudo conspira a seu favor para que tenha dias muito especiais. Quer comemore alguma data especial, quer queira apenas mimar a sua cara-metade, este é o destino certo para relaxar e se dedicar ao romance!

O Gerês situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, numa área total de cerca de 72 000 hectares.

Na sua viajem observe o património arquitectónico desta região. Este património resulta da necessidade das populações rurais que, em diferentes épocas, nos deixaram a sua arte. Salientamos os moinhos de água, as fontes, as pequenas pontes que permitiam atravessar ribeiros e afluentes e os espigueiros.

Existem conjuntos de espigueiros que deslumbram o visitante. Feitos na sua maioria de granito e madeira estas estruturas arquitectónicas servem ainda hoje para o armazenamento das espigas de milho e outros cereais. Não só facilitam a secagem como permitem que os cereais estejam protegidos dos roedores. Actualmente os espigueiros têm um valor artístico reconhecido.

Falar no Gerês e não mencionar o nosso Parque Nacional seria imperdoável. Esta foi a primeira área protegida a ser criada em Portugal. Percorrido pelos rios Minho, Lima, Cavado e Homem o Parque faz parte do maciço granito da Peneda, Amarela e do Gerês, abrangendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.

O trabalho feito neste Parque ajuda a conservar e valorizar os costumes, valores e tradições de outrora. Aqui a actividade humana está integrada de forma harmoniosa com a natureza. Exemplo disso são as aldeias de Lindoso ou Soajo.

A vegetação, o correr das águas, as pequenas cascatas, as barragens, com destaque para a da Caniçada, a fauna, a flora… Tudo isto torna a paisagem única e deslumbrante.

Observe os garranos, cavalos de pequeno porte e selvagens que correm pelos montes, as águias douradas, os cães de Castro Laboreiro, o corço (símbolo do Parque), os magníficos e imponentes bovinos da raça barrosã, os rebanhos…

SUGESTÕES

Cascata da Portela do Homem: Esta cascata situa-se junto à ponte de São Miguel e não é muito elevada, porém, o seu entorno é magnífico.

A profundidade máxima da lagoa é de aproximadamente 4 m e a sua água é límpida, mas muito fria.

Parque Nacional da Peneda-Gerês: Criado em 1971, o parque é composto por uma área virgem de mais de 700 km², repleta de nascentes, cascatas e barragens, envolvidas por uma paisagem verdejante e única, cujo emblema principal são os espigueiros.

O parque engloba várias aldeias típicas, as quais ainda conservam as suas tradições ancestrais.

Termas do Gerês: Estas termas foram originalmente exploradas pelos romanos, como provam as moedas encontradas junto às nascentes.

As mais importantes nascentes termais são a Fonte da Bica e a Fonte Forte, dotadas de águas extremamente quentes. A época termal compreende o período de 15 de Maio a 15 de Outubro.

Gastronomia

Nesta região é a carne que dita os sabores. Comecemos pelo caldo verde, com rodelas de chouriço e broa de milho. É o ideal antes de uma refeição ou para a ceia. Não deixe de provar o sarrabulho e os rojões, os pratos de cabrito e a caldeirada de “Cabra Nova” do Gerês. Os enchidos e o presunto de Castro Laboreiro são excelentes entradas.

A nossa sugestão de alojamento:

Gerês – Especial Romance desde € 94
Águas do Gerês Hotel – Termas & Spa 3 estrelas
2 Noites |Regime APA + Ofertas

http://bit.ly/cUusPO

Águas do Gerês Hotel Termas & Spa – Fim de Ano!
Hotel Águas do Gerês 3 estrelas
2 Noites | Regime APA + Jantar e Ceia de Ano Novo

http://bit.ly/cRiurK

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: