São Tomé e Príncipe, com sabor a cacau e água de coco!


São Tomé e Príncipe, com sabor a cacau e água de coco!Todas as épocas são perfeitas para umas férias únicas em São Tomé.

A cerca de 300 km da Costa Gamboesa, no Golfo da Guiné, encontram-se as ilhas de origem vulcânica que formam o Arquipélago de São Tomé e Príncipe, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e quatro ilhéus.

Estas Ilhas, de origem vulcânica, foram colonizadas pelos Portugueses nos finais do séc.XV, mas só passados 100 anos foram anexadas à Coroa Portuguesa.

São dotadas de um clima propício à densa vegetação luxuriante, à fauna exótica e às praias “bordadas” de palmeiras que na sua grande maioria são somente habitadas pelas famosas tartarugas, devido à sua situação no Equador. Conhecida como a “África em Miniatura”, tem uma temperatura média anual que ronda as 30ºC nas praias, sendo mais baixa na zona montanhosa.

A capital é a cidade de São Tomé. São Tomé e Príncipe é constituído por 2 ilhas principais com o mesmo nome. A língua Oficial é o Português, havendo no entanto alguns dialectos locais. Todas as sinalizações nas cidades, comércio e entidades bancárias são em português.

São Tomé e Príncipe, com sabor a cacau e água de coco!O grande encanto deste Arquipélago está na diversidade das suas paisagens e na abundância de uma flora e fauna submarinas intensas.

São Tomé dispõe de inúmeras praias, muitas delas ainda virgens, habitadas somente pelas famosas tartarugas, devido à sua posição no Equador.

O clima doce, a natureza luxuriante, a riqueza do mar e o carinho do seu povo, convidam o visitante ao lazer, à prática de desportos náuticos e, sobretudo, ao desfrute de um local paradisíaco, onde o tempo parece parar, com o fim de se poder saborear toda a sua beleza.

O ILHÉU DAS ROLAS

Aqui são-lhe proporcionados passeios a pé fáceis e recompensadores, pois nele se encontram algumas das mais bonitas praias de São Tomé.

Aqui poderá transitar alegremente entre o Hemisférios Norte e o Hemisfério Sul. O local está assinalado desde que Gago Coutinho aqui ficou a passagem da linha do Equador.

Esta é uma costa rica em peixe, indicada para actividades de pesca de alto mar, com fundos que tornam o mergulho uma actividade obrigatória.

O Centro de Mergulho está equipado e organizado de forma excelente. Tem ainda a possibilidade de avistar cetáceos.

Pelo menos uma comunidade de golfinhos residente passeia-se ao largo.

SUGESTÕES

A Gastronomia 

A gastronomia de São Tomé é muito variada, mas especialmente rica em peixes e mariscos. Não perca os tradicionais pratos de peixe, acompanhados de banana frita ou cozida e fruta-pão, sem esqueqer a cachupa e a feijoada, os quais ajudam a tornar esta viagem num destino apetecível.

Aventure-se nos sabores das ilhas e deixe-se encantar por algumas especialidades como, por exemplo, calulu de peixe ou de galinha, peixe fumo e peixe-barriga, angu de banana, canjica, inhame frito, papas de farinha de mandioca, polvo à São Tomé, porco refogado, sonhos de banana, entre muitos outros não menos apetecíveis e igualmente deliciosos.

As Praias

As praias de São Tomé são, sem dúvida, um local inesquecível e apetecível de conhecer. Virgens e desertas, de areia branca e fina e um mar com temperaturas muito quentes, fazem de São Tomé e Príncipe um país que surpreende e fascina qualquer um.

Rodeadas de palmeiras e coqueiros que, na sua grande maioria, são somente habitadas pelas famosas tartarugas, são outra das maravilhas com que se irá deliciar.

A praia de Ana Chaves, na cidade de S. Tomé e a baía da cidade de Santo António, na ilha do Príncipe são dois lugares de visita obrigatória e, pode ter a certeza, que não o vão desiludir.

Também não pode deixar de visitar as paradisíacas praias de Micondó e de Agobó, assim como muitas outras, todas elas belíssimas, com águas tranquilas e rodeadas por uma densa vegetação de coqueiros. O difícil é mesmo escolher, pois está perante magníficas e desertas praias de areia branca e dourada, banhadas por fantásticas águas transparentes e claras. Aceite o nosso convite e faça o seu juízo!

A NÃO PERDERMergulho

As ilhas São Tomé e Príncipe proporcionam ao mergulhador uma excepcional abundância de peixes. Pode-se mesmo garantir a observação de peixes grandes, raias, tartarugas.

Também os adeptos do snorkeling se podem divertir (por exemplo na Lagoa Azul ou no Ilhéu Santana).

Observação de baleias, golfinhos e tartarugas

A observação de baleias poderá ser efectuada a partir de excursões organizadas pelos hotéis.

As tartarugas têm um papel preponderante na fauna deste país, onde algumas praias são protegidas para garantir a sua desova. A preservação desta espécie é um dos pontos a salientar na protecção ambiental deste país.

Caminhadas e Parque Florestal 

A floresta virgem de São Tomé foi classificada em 1988 pela “Associação Científica Internacional” como uma das duas florestas virgens mais importantes deste tipo em África, devido à diversidade de plantas.

De 700 tipos de plantas locais existem só em São Tomé e Príncipe cerca de 100, entre estas por exemplo uma begónia com uma altura de até 3 metros e orquídeas únicas.

Para as visitas à floresta virgem e as caminhadas nas montanhas (Pico São Tomé, 2024 m) deve-se levar calçado adequado. O mundo das aves é visto como uma das maravilhas da natureza do país: de 55 espécies existentes aparecem 15 somente neste lugar do mundo e pertencem assim às aves mais raras do planeta.

Veja aqui as  nossas sugestões para as suas férias em São Tomé!

Vídeo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: